Congresso do Orçamento Participativo será sábado em Itabuna

Debate sobre o futuro da cidade
Ascom

A Prefeitura de Itabuna vai realizar neste sábado, dia 18, no auditório do Sest/Senat, no Lomanto, o Congresso do Orçamento Participativo 2016, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Tecnologia (Seplantec). O evento será aberto pelo prefeito Claudevane Leite, às 8 horas, após o credenciamento dos delegados eleitos nas audiências públicas, seguida da apresentação dos projetos da atual administração municipal pelo secretário Wenceslau Junior.

A apresentação do regimento e a divisão dos grupos por eixos temáticos acontece às 9h30min, sob a coordenação do diretor do Planejamento Econômico, Rosivaldo Pinheiro. As propostas dos grupos serão apresentadas às 10h45min, seguida de plenária, apresentação do relatório final e encerramento ao meio-dia e meia.

Ao todo são sete os grupos temáticos: Desenvolvimento Econômico – indústria, comércio, turismo –, trabalho e renda, Assistência Social, Cultura, Esporte e Recreação; Saúde, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana – obras e serviços públicos e mobilidade urbana – transporte e trânsito.

Nos últimos 50 dias a Seplantec executou um dos compromissos da atual administração que é envolver a participação da população na gestão dos projetos e programas destinados à melhoria das condições vida. Durante audiências públicas no centro e bairros, os técnicos do Departamento de Planejamento Econômico ouviram sugestões da comunidade à proposta de Orçamento Participativo para o exercício fiscal de 2016.

No Congresso, os delegados discutirão e validarão as principais propostas para a peça orçamentária, cujo envio à Câmara de Vereadores está programada para meados de setembro. As audiências públicas mobilizaram toda a cidade e também permitiram a prestação de consta pela administração do prefeito Claudevane Leite sobre obras, projetos e metas alcançadas nos últimos dois anos e meio.